segunda-feira, 30 de maio de 2011

Erupção do Primeiro Molar Permanente

Os primeiros molares permanentes iniciam o processo de erupção por volta dos seis anos de idade e são elementos-chave no equilíbrio do sistema estomatognático e, por isso, são considerados os dentes mais importantes da dentição permanente, pois, no seu posicionamento correto, estabelecem a primeira chave de oclusão

Cerca de 25% dos primeiros molares permanentes inferiores se apresentam cariados um ano após a erupção. Após três anos, 50% deles estão cariados e passados seis anos, o mesmo ocorre em mais de 70%. Isso pode ser explicado por vários fatores, como a anatomia oclusal, repleta de fóssulas e fissuras, a ocupação mais posterior no arco, a dificuldade da criança em higienizar a região e a falta de informação dos pais quanto a existência de dentes permanentes tão cedo na boca de seus filhos.
Esses resultados mostram o início do problema que é verificado na prática clínica de adultos, onde grande parte dos pacientes apresentam cáries extensas e até ausência de um ou mais molares. Se a cárie não for tratada ou não houver prevenção adequada (flúor, selantes, educação em higiene) no período de erupção, certamente, o processo carioso evoluirá para a polpa, o que gerará desconforto e, conseqüentemente, trauma para a criança devido o tratamento ser bem mais agressivo.

Dentro das conseqüências da perda prematura do primeiro molar permanente se encontram a alteração da função mastigatória, a continuação da erupção dos dentes antagonistas que facilitam sua extrusão e rotação dos molares



terça-feira, 24 de maio de 2011

Piercings na Lingua,Dente e Boca.


Todos os tipos de piercings trazem algum tipo de complicação ao usuário. Entretanto, alguns são mais agressivos por causa do seu formato estrutural, sua constituição e localização na cavidade bucal. O piercing de língua “Barbell” é o que exprime maior preocupação, pois normalmente está localizado no dorso ventral da língua, que é uma região intensamente vascularizada e com uma quantidade enorme de movimentos (músculo). Assim, as conseqüências da instalação deste piercing vão desde o ato da perfuração à hemorragia, ao risco de infecções, ao edema, a linfonodopatias, à dificuldade na fala, à mastigação e à deglutição, à possibilidade de aspiração dos componentes do piercing, além de complicações locais, como: trauma aos tecidos de sustentação, quebra, trincas e fraturas coronárias. Já os outros tipos de piercing, como o de lábios, bochecha e freios, são tão agressivos quanto o lingual, mas se localizam em regiões menos suscetíveis a traumas.


Pessoas com problemas de coração podem usar o piercing oral? Há riscos?

Na verdade, o piercing oral não é aconselhável a ninguém, embora pacientes portadores de cardiopatias estejam mais suscetíveis a infecções oriundas da cavidade oral, e o piercing é uma porta permanente aberta para infecções. Existem, descritos na literatura, alguns casos de complicações graves de cardiopatias ligadas ao uso de piercing oral.


É verdade que pode causar câncer? 
 É fato que o piercing é uma agressão local, que pode modificar os tecidos da cavidade bucal, transformando-os numa lesão com aspecto branco (leucoplasia), e toda leucoplasia pode se tornar um câncer. Portanto, o piercing pode ser um dos fatores para o câncer bucal.
 Qual é a higienização adequada tanto para o piercing na língua como na bochecha e nos lábios?
 Para todos os tipos de piercing é aconselhável a remoção do artefato pelo menos três vezes ao dia para sua escovação com solução de clorexidina a 0,12%, durante a higiene oral. A clorexidina é uma substância bactericida, agindo, assim, na diminuição do risco de infestação do ornamento por bactérias nocivas e diminuindo, conseqüentemente, o risco de infecções causadas pelo uso dos ornamentos.


Que mal o cigarro e o álcool podem causar para os usuários do piercing oral? 
 É sabido que o álcool e o cigarro são causadores de câncer bucal, pela sua ação química e física. Portanto, o uso de um piercing que também é um agente agressor bucal pode aumentar a possibilidade de se adquirir um câncer bucal.



      




O piercing Dental

É colocados como uma forma de estética, sendo que muitas pessoas optam por colocar um piercing nos dentes por não ter de furar a pele e se expor demais no serviço ou em outros locais onde as pessoas são descriminadas pelo seu uso.
O processo não é doloroso, feito através de um processo rápido e indolor, como muitas pessoas pensam, o piercing dental não necessita furar o dente, sendo o mesmo colado com um cimento especial não prejudicando os dentes, vale a pena conversar com o dentista de sua preferência para conhecer um pouco mais sobre os procedimentos realizados na aplicação do mesmo.

Piercing Dental em Ouro e Diamante

Estes piercings, feitos em metais nobres e pedra preciosas, possuem muitas vantagens sobre os outros, apesar do preço ser mais elevado. Uma delas, a que se nota mais, é o brilho. Com luz interior mais intensa, ou no sol, o diamante tem um brilho inconfundível, totalmente branco, sem aquele efeito arco-íris que os piercings dentais normais acabam fazendo.s
Outra vantagem, é a adesão do piercing nos dentes  Enquanto os piercings feitos em plástico e outros materiais muitas vezes acabam caindo em poucas semanas, os que possuem uma base em ouro (ou que são totalmente neste metal) acabam por ter uma adesão muito superior.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Funções da Saliva


A principal função da saliva é a umidificação e a lubrificação da mucosa orofaríngea ( impedindo o seu ressecamento )  e dos alimentos , o que facilita a mastigação e a transformação do bolo alimentar a ser deglutido.
       
            A capacidade tampão é a capacidade que a saliva tem de neutralização da acidez bucal . Os ácidos bucais , que são formados a partir do processo de fermentação dos restos alimentares ( carboidratos ) pelas bactérias cariogênicas do meio bucal , são os responsáveis pela desmineralização do esmalte dentário , dando início à doença infecto-contagiosa , chamada cárie dentária.
            A saliva , por sua vez, com o seu teor alcalino , atua quimicamente neutralizando esses ácidos bucais , exercendo , portanto , uma função de proteção dos dentes contra a cárie dentária .
            O conhecimento desse “efeito tampão” da saliva levou a comunidade científica de Odontologia a desenvolver os chamados “testes salivares”, para identificação das pessoas que têm alto risco de cárie , sendo hoje um dos métodos preventivos mundialmente usados no campo da saúde bucal .

            É evidente que o fluxo salivar também é importante na proteção dos dentes contra a cárie dentária , pois quanto maior for a quantidade de saliva secretada , maior será a proteção do indivíduo contra a acidez bucal        
           
           
      Alteração no fluxo salivar : as alterações no fluxo salivar também podem causar halitose . O fluxo salivar pode vir diminuído (xerostomia) ou aumentado (sialorréia) em relação ao fluxo normal
.
      Xerostomia : ocorre quando o fluxo salivar é reduzido ao ponto de causar secura da boca . É causada por : medicamentos xerostômicos , como a atropina ; medicamentos anorexígenos ; radioterapia da cabeça e pescoço ; deficiência de vitaminas do complexo B ; nos pacientes diabéticos ; na menopausa ; na ansiedade ; o álcool e a cafeína podem reduzir o fluxo salivar ; e nos idosos a saliva é mais viscosa e em menor quantidade , causando-lhes uma halitose característica .
     Sialorréia  : ocorre quando a saliva é produzida em grande abundância . Isto ocorre : por medicamentos sialogogos ,como a pilocarpina ; na intoxicação mercurial ; nos distúrbios gástricos (azia) ; na erupção dentária ; no estresse psicogênico  , e nos pacientes com deglutição atípica .
   Halitose : alterações tanto na composição química da saliva como na sua viscosidade ou, ainda , no fluxo salivar podem produzir mudanças no seu odor , resultando em halitose .
     Fonte de transmissão de doenças :além de todos os problemas citados anteriormente , devemos ter muito cuidado com a saliva , principalmente pela possibilidade de ela ser uma fonte de transmissão de doenças infecto-contagiosas as mais diversas , desde um simples resfriamento , passando por doenças estigmatizantes como a tuberculose até outras doenças mais complicadas e perigosas , como a hepatite B e a Aids .
Com relação à Aids , sabe-se que o HIV já foi isolado da saliva , mas ainda não se tem comprovação científica de que ela , pura e simplesmente , transmita esse vírus ; porém , se a mesma contiver resquícios de sangue ,por exemplo , poderá se transformar numa fonte perigosa de transmissão dessa doença.
Outras doenças que podem ser transmitidas via saliva são : gripe , herpes , caxumba, sarampo , escarlatina , herpangina  e outras .
    

terça-feira, 3 de maio de 2011

Gravidez


 No início da gestação a futura mamãe deve agendar uma visita ao seu dentista onde ele fará todos os tratamentos necessários para que ela não sofra de procedimentos emergenciais (dor de dente) durante a sua gravidez.


Durante a gestação, as mulheres que sofrem de gengivites e periodontites (inflamações gengivais) estão sujeitas a partos prematuros, isso ocorre porque a gengivite é uma infecção causada por bactérias que entram na corrente sanguínea, provocando reações químicas que podem causar parto prematuro.
A maioria das gestantes possuem predisposição a terem gengivite devido a mudança de hormônios nesse período, por isso mudanças devem ser adotadas como:uso do fio dental diariamente,usar enxaguatório bucal(sem álcool)e massagear a gengiva durante a escovação.

Toda mulher grávida que estiver submetida a algum tratamento odontológico deve avisar o seu dentista sobre a gestação, para que ele aplique a anestesia adequada, pois nesse período é muito importante que a mamãe não sinta dores durante o tratamento pois qualquer dor é passada para o bebê em maior intensidade, podendo ser muito mais prejudicial do que uma simples anestesia.
Os dentes naõ ficam mais frágeis durante a gravidez;isso é lenda!

Primeira Consulta ao Dentista


O ideal para se realizar a primeira consulta ao dentista por volta dos seis meses de idade ou quando erupicionarem os primeiros dentinhos na boca do bebê. Nessa primeira visita o odontopediatra vai orientar os pais em como prevenir  as cáries, fazendo uma dieta alimentar e uma higiene bucal adequadas para o bebê evitando problemas bucais nessa fase da vida da criança.
Normalmente os odontopediatras ensinam qual a melhor escova e pasta dental para os bebês, e irão orientar a maneira correta de como escovar os dentinhos do bebê.O uso de chupetas e mamadeiras devem ser tratados  nessa primeira consulta.

  Definitivamente a cárie é o principal problema bucal de uma criança quando elas vão ao dentista. Os traumatismos dentários causados por acidentes e quedas, são também muito comuns. As crianças que possuem hábitos bucais deletério(chupam dedo, chupeta, e outros)ou que não substituiram a  mamadeira pelo copo na idade correta ou ainda que,  apresentam alterações de oclusão (mordida aberta,fechada,cruzada,maxilar atrésico, bruxismo e outros). Quanto antes os pais levarem seus filhos ao dentista, mais rápido, eficaz e barato será o tratamento.

  Existem vários tipos de traumatismo dental que podem comprometer o tecido mole da boca (gengiva, bochecha, labios e língua), somente os dentes, os ossos ou todos ao mesmo tempo. O tratamento adequado depende do tipo de trauma que a criança sofreu. Se o dente apresentar mobilidade, geralmente é necessário fazer uma contenção deste dente, apoiando-o aos dentes vizinhos. Se o dente avulsionar(sair da boca), a criança deve ser levada imediatamente ao dentista, pois se conseguir chegar por volta de 30 minutos , esse elemento dental poderá  ser reimplantado com um prognóstico favorável.

Dúvidas frequentes

     O que posso fazer quando tiver uma dor de dente?

1-Enxágüe a boca com bochechos fortes com água morna,
2-Use o fio dental para remover qualquer resto de alimento entre os dentes,
3-Se tiver inchado, faça compressa fria no lado de fora da bochecha,
4-Não coloque nada quente ou utilize medicamentos no local,5-dor é sinal que alguma coisa está errada, por isso vá ao seu dentista o mais breve possível.

Prendi um objeto entre os dentes, o que faço ?

1-Use o fio dental para tentar remover o objeto, mas cuidado para não machucar a gengiva,
2-Não tente tirar o objeto com outro objeto pontiagudo ou afiado,
3-Caso não consiga remover o objeto, procure o seu dentista, pois objetos estranhos podem causar inflamação no local.


O dente caiu?
Em caso de perda do dente, o mais recomendável é ir ao dentista imediatamente, se isso não for possível, tome os seguintes cuidados até chegar a um:
1-Enxágüe a boca levemente com água morna,
2-Se o dente caiu ou foi arrancado, procure imediatamente um dentista, pois em muitos dos casos o dente pode ser recuperado.

Bateu a boca ou caiu e seu dente quebrou?

1-Faça uma compressa fria no local para diminuir o inchaço,
2-Caso tenha hemorragia, utilize um pano limpo e faça pressão no local,
3-Vá ao dentista imediatamente.
4-Com muito cuidado lave a boca e remova toda a sujeira da área machucada para evitar infecções.


Mordeu a língua ou a bochecha?

1-Para evitar inchaço, faça uma compressa de água fria,
2-Se você mordeu a língua ou a bochecha e isso causou uma hemorragia, utilize um pano limpo e faça pressão no local,
3-Se o sangramento não estancar, vá a um pronto socorro mais próximo.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Dente do Siso

 Os terceiros molares, que nascem por volta dos 16 aos 20 anos, também são conhecidos por dentes do juízo, pois nestas idades era suposto começar a ter maturidade de adulto .
Muitas vezes é um dente incompreendido, injustamente acusado de outros males na boca.
Costuma nascer devagar, muitas vezes nem se nota. Pode causar algum desconforto no início e inflamações, facilmente controladas com uma boa higienização, e anti-inflamatórios em alguns casos.
O dente do siso, o qual é conhecido popularmente como os dentes do juízo, são aqueles que se localizam ao fundo de cada maxilar e nascem quando chegamos à fase adulta, porém em nenhuma idade determinada, pois algumas pessoas os têm antes e outras depois e em algumas pessoas eles nem chegam a aparecer e se desenvolver. Quando o dente do siso está para nascer às pessoas normalmente reclamam de dores fortes na cabeça, por causa do seu nascimento. Mas, também podem aparecer dores nas gengivas e em alguns casos isso pode até mesmo a levar a grandes problemas. Os problemas aparecem porque como o nosso aparelho dental já estava todo montado e não tem lugar suficiente para nascer outro na região e com isso as dores são intensas e se ele não for retirado imediatamente pode levar a grandes complicações como cisto na região, desalinhamento dos dentes vizinhos, inflamações, doenças e até mesmo cáries.
  A inflamação normalmente ocorrente quando o dente do siso está para nascer é chamada de pericoronarite e isso somente acontece porque não há como realizar uma higienização de qualidade no local e com isso ocorre à formação de uma camada de resíduos alimentares que inflamam e causa uma dor enorme, causando até mesmo ínguas, dores de ouvido, dores de cabeça, dores de articulação e outras.
 Para isso a única maneira é a cirurgia para a retirada do dente do siso, a qual atualmente é bem simples, pois com o avanço da odontologia e também a utilização de novos medicamentos que são anestésicos a cirurgia ficou bem simples. Os anestésicos são utilizados para a retirada dos dentes do siso e eles previnem que aconteça um sangramento abundante durante a cirurgia de extração e com isso o sangramento se torna menor e daí sim o dentista consegue extrair o dente do siso.