quarta-feira, 6 de julho de 2011

PREVENÇÃO:FLÚOR,SELANTE,DIETA ANTICARIOGÊNICA,HIGIENIZAÇÃO

  


O flúor é um mineral natural encontrado em toda a terra .

O flúor é geralmente adicionado à água potável para ajudar a reduzir a incidência de cáries  nos dentes.

  1. O flúor se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento das crianças, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes de leite  e permanentes  que ainda não nasceram. 
  2. O flúor ajuda a endurecer o esmalte dos dentes permanentes que já se formaram.
Sua saliva contém ácidos que causam a desmineralização nos dentes. Estes ácidos são liberados após a alimentação.
  1. Quando sua saliva está menos ácida - ocorre justamente o oposto, a reposição do cálcio e do fósforo que mantém seus dentes resistentes. Este processo é chamado de remineralização. Quando o flúor está presente durante a remineralização, os minerais depositados são mais duros do que seriam sem o flúor, ajudando a fortalecer seus dentes e a prevenir a dissolução durante a próxima fase de desmineralização.



*Se a água que você bebe contiver flúor, então somente a escovação regular utilizando um creme dental com flúor será suficiente para adultos e crianças com dentes saudáveis.
* Se a água de sua residência não for fluoretada, então seu dentista  deve receitar suplementos de flúor para suas crianças tomarem diariamente.
* Se a água que você consome vier de uma rede pública de abastecimento, você poderá saber se ela contém flúor ligando para a empresa .


Considera-se a cárie dentária, uma doença destrutiva localizada nos tecidos calcificados dos dentes.
A má alimentação compromete além da saúde geral do organismo,  a saúde bucal. À introdução dos carboidratos na dieta, principalmente a sacarose (considerada o mais cariogênico), é o fator de maior  surgimento da cárie dentária.
 


Devem ser  evitados:

-Alimentos cariogênicos como: açúcar, frutas secas, balas duras, doces; - Cream cracker puro, chips, biscoitos, salgadinhos,refrigerantes e cerveja.

Dar preferencia:

- Alimentos anticariogênicos como: queijo, chicletes com xilitol ;
 - Alimentos cariostáticos: não contribuem para a cárie.
Proteínas: peixes, carnes, frango, ovos.
As gorduras também não contribuem para o aparecimento de cáries, pois formam um película oleosa nos dentes;
- Água: além de ser necessária para as funções vitais do organismo, é importante para o mecanismo de limpeza dos dentes;
 - Fibras: são importantes para a limpeza e pelo favorecimento da irrigação dos dentes;
- Cereais integrais (favorecem mecanismo de limpeza) associados a laticínios;
- Combinação dos alimentos: goiabada com queijo, cream cracker com queijo, banana com cereal e leite;
-Vitaminas: são importantes, já que a Vitamina A, por exemplo, é necessária para o tecido epitelial e reepitelização e ativação da ceratina-dentina responsável pelo esmalte dos dentes. Alimentos ricos em vit. C (síntese de colágeno): acerola, caju, limão. A Vitamina D é importante para absorção de cálcio e fósforo - importantes para a dentina e síntese dos ossos. Evitando a desmineralização do esmalte


Alimentos Cariogênicos:



  1.  O açúcar é alimento mais cariogénico. Sem açúcar não há cáries. Qualquer alimento açucarado deverá ser ingerido durante as principais refeições, pois  há aumento da produção de saliva, logo, maior diluição dos açúcares e maior diluição e neutralização dos ácidos produzidos. Contudo, após qualquer ingestão de açúcar, deve-se escovar os dentes para impedir a produção de ácidos e consequentemente o aumento da acidez.

  1. Alimentos Não Cariogênicos ou Menos Cariogênicos:

  1. Alimentos Não Cariogênicos ou Menos Cariogênicos são aqueles que contêm uma quantidade aceitável de açúcar na sua composição. Porém não devem ser consumidos em excesso. Como exemplo da Maçã que apezar de sua consistencia firme que estimula o aumento da secreção salivar e ajuda na remoção de microorganismos da cavidade oral apresenta sacarose e pode ser um alto potencial cariogênico se consumida em excesso.Ex:Iogurte natural, chá / café / leite com adoçante.Água mineral, refrigerantes dietéticos, sucos de frutas naturais sem açúcar.Pizza, cachorro quente, hambúrguer sem 'ketchup' e ingredientes ou molhos doces, pipoca salgada, batata frita.

  1. Alimentos Anticariogênicos:


  •  Todos os produtos lácteos são excelentes fontes de cálcio e fósforo, que são essenciais para o desenvolvimento e manutenção da saúde dental. Entretanto, o queijo e o leite são conhecidos por conter fatores específicos que protegem contra cáries dentais e são conhecidos como anti-cariogênicos. O queijo é considerado como um dos alimentos mais anti-cariogênicos de todos.As propriedades anti-cariogênicas dos queijos foram bem estudadas e vários mecanismos foram sugeridos para explicar como os queijos ajudam a proteger os dentes:
  • IMPORTANTE




- Estudos mostraram que o consumo de queijos pode ajudar a reduzir os aumentos prejudiciais de acidez na placa que envolve o dente; - Os queijos fornecem grandes quantidades de cálcio e fósforo à boca, o que ajuda a repor os minerais perdidos pela desmineralização; - O consumo de queijos ajuda a promover a deposição de minerais como cálcio e fósforo no dente (remineralização) e aumenta a resistência do esmalte dentário;
- Estudos mostraram que o consumo de queijos seja sozinho, seja como parte de uma refeição, aumenta a concentração de cálcio na placa ao redor do dente. Isso ajuda a reduzir e repor o cálcio perdido quando o dente é atacado pelos ácidos produzidos na boca. Foi mostrado que o consumo de queijos após consumo repetido de bebidas ácidas pode retornar os níveis de cálcio na placa aos níveis de antes da bebida;
- Os queijos nos levam a produzir mais saliva na boca, o que ajuda a limpar os alimentos e reduzir a quantidade de açúcar presente pela fermentação e produção de ácido pelas bactérias da boca.




 A saliva também ajuda a neutralizar o ácido que é formado e pode ajudar a inibir a ação da placa bacteriana, ajudando a reduzir a produção de ácidos .

SELANTE
PRIMEIRO MOLAR PERMANENTE




Esses dentes têm um formato mais achatado e, na região onde mastigamos, mordemos e trituramos os alimentos, existem pontas, chamadas cúspides, cercadas de muitas ranhuras, reentrâncias e depressões, denominadas fissuras ou fóssulas.
Nos molares decíduos, ou de leite, as fissuras são mais largas e nos molares permanentes(nasem atrás do último molar de leite,muitos pais nem sabem que se tratam de dentes permanentes,devido não cairem nenhum dente para que este molar permanente ocupe o lugar) mais profundas
A placa bacteriana e os restos alimentares se depositam nesta região acidentada e irregular, e ficam ali depositados.
Ao escovar os dentes, as cerdas da escova, que são maiores que esses sulcos, não conseguem penetrá-los, não alcançam o seu fundo e, como conseqüência, não removem os resíduos dessa área.
.


A aplicação do selante é um procedimento simples:

 Um material que escoa e penetra nas fissuras e ranhuras do esmalte dentário. No entanto, deve ser aplicado após uma cuidadosa limpeza e requer adequado controle do campo, para que os dentes estejam bem secos, antes da aplicação.



HIGIENIZAÇÃO ORAL



A gestante deve ter atenção especial a higiene oral, pois seu bebe estará solicitando todo cálcio possível de seu organismo para sua própria formação dentro de seu ventre, e também pelo factor de se ter uma infecção na boca e esta de alguma forma prejudicar seu bebé ainda em formação

A higienização é simples, devendo-se utilizar escovas de cerdas macias, e a fio dentário, que deve ser passada cuidadosamente entre os dentes, para evitar a formação do tártaro e da placa bacteriana.
A placa bacteriana é uma película aderente e transparente que se cola a superfície dos dentes e gengivas, é de consistência mole e fácil de ser removida com uma higienização bem feita.
O tártaro, já é minúsculas pedrinhas, alimentos já calcificados que se acumulam entre os dentes. Este já mais difícil de ser removido, quando já encrustrado entre os dentes, e somente um dentista poderá retira-lo com eficácia e segurança.


IMPORTANTE:

- Escovar os dentes, três vezes ao dia, após as refeições e principalmente antes de dormir.

- Usar uma escova adequada, de cerdas macias, e tamanho médio.

- Usar uma pasta dental com flúor.

- Sempre que possível fazer bochechos com uma solução liquida anti bacteriana

- Observar sinais nas gengivas que demonstrem inflamação, como dor, inchaço, sangramento, mau hálito, maior sensibilidade ao frio ou ao calor nos dentes, ou dores.