Todos os tipos de piercings trazem algum tipo de complicação ao usuário. Entretanto, alguns são mais agressivos por causa do seu formato estrutural, sua constituição e localização na cavidade bucal. O piercing de língua “Barbell” é o que exprime maior preocupação, pois normalmente está localizado no dorso ventral da língua, que é uma região intensamente vascularizada e com uma quantidade enorme de movimentos (músculo). Assim, as conseqüências da instalação deste piercing vão desde o ato da perfuração à hemorragia, ao risco de infecções, ao edema, a linfonodopatias, à dificuldade na fala, à mastigação e à deglutição, à possibilidade de aspiração dos componentes do piercing, além de complicações locais, como: trauma aos tecidos de sustentação, quebra, trincas e fraturas coronárias. Já os outros tipos de piercing, como o de lábios, bochecha e freios, são tão agressivos quanto o lingual, mas se localizam em regiões menos suscetíveis a traumas.
Pessoas com problemas de coração podem usar o piercing oral? Há riscos?
Na verdade, o piercing oral não é aconselhável a ninguém, embora pacientes portadores de cardiopatias estejam mais suscetíveis a infecções oriundas da cavidade oral, e o piercing é uma porta permanente aberta para infecções. Existem, descritos na literatura, alguns casos de complicações graves de cardiopatias ligadas ao uso de piercing oral.
É verdade que pode causar câncer?
É fato que o piercing é uma agressão local, que pode modificar os tecidos da cavidade bucal, transformando-os numa lesão com aspecto branco (leucoplasia), e toda leucoplasia pode se tornar um câncer. Portanto, o piercing pode ser um dos fatores para o câncer bucal.
Qual é a higienização adequada tanto para o piercing na língua como na bochecha e nos lábios?
Para todos os tipos de piercing é aconselhável a remoção do artefato pelo menos três vezes ao dia para sua escovação com solução de clorexidina a 0,12%, durante a higiene oral. A clorexidina é uma substância bactericida, agindo, assim, na diminuição do risco de infestação do ornamento por bactérias nocivas e diminuindo, conseqüentemente, o risco de infecções causadas pelo uso dos ornamentos.
Que mal o cigarro e o álcool podem causar para os usuários do piercing oral?
É sabido que o álcool e o cigarro são causadores de câncer bucal, pela sua ação química e física. Portanto, o uso de um piercing que também é um agente agressor bucal pode aumentar a possibilidade de se adquirir um câncer bucal.
O piercing Dental
É colocados como uma forma de estética, sendo que muitas pessoas optam por colocar um piercing nos dentes por não ter de furar a pele e se expor demais no serviço ou em outros locais onde as pessoas são descriminadas pelo seu uso.
O processo não é doloroso, feito através de um processo rápido e indolor, como muitas pessoas pensam, o piercing dental não necessita furar o dente, sendo o mesmo colado com um cimento especial não prejudicando os dentes, vale a pena conversar com o dentista de sua preferência para conhecer um pouco mais sobre os procedimentos realizados na aplicação do mesmo.
Piercing Dental em Ouro e Diamante
Estes piercings, feitos em metais nobres e pedra preciosas, possuem muitas vantagens sobre os outros, apesar do preço ser mais elevado. Uma delas, a que se nota mais, é o
brilho. Com luz interior mais intensa, ou no sol, o diamante tem um brilho inconfundível, totalmente branco, sem aquele efeito
arco-íris que os piercings dentais normais acabam fazendo.s
Outra vantagem, é a
adesão do piercing nos dentes Enquanto os piercings feitos em plástico e outros materiais muitas vezes acabam caindo em poucas semanas, os que possuem uma base em ouro (ou que são totalmente neste metal) acabam por ter uma adesão muito superior.