Cárie é uma doença infecto-contagiosa, ou seja, passa de uma pessoa para outra!
A cárie é uma doença transmissível e infecciosa que acontece quando há uma associação entre uma dieta inadequada e a uma higiene bucal deficiente.
O tecido que reveste o dente é chamado de esmalte dentário, formado 98% por minerais, e é considerado dentro da natureza, o segundo mineral mais duro, só perdendo para o diamante. As bactérias microscópicas conseguem destruir esse esmalte, liberando ácidos que causam uma desmineralização. E com a perda de minerais as cavidades (cáries) começam a aparecer.
A cárie está intimamente ligada à alimentação. Pessoas que tem o hábito de beliscar entre as refeições, estão mais sujeitas a esta doença. Se não houver uma mudança de hábitos alimentares, não adiantará fazer uma correta higiene bucal.
A transmissão da cárie se dá mais em crianças com até 2 anos de idade, pois nesta fase, a criança ainda não tem anticorpos suficientes para combate-la. Normalmente, ela é transmitida pelos pais e babás ao assoprar a papinha, compartilhar os mesmos talheres, beijar na boca e outros hábitos nocivos às crianças.
Para evitar a cárie é simples: basta mudar os hábitos alimentares, fazer uso correto do fio dental e da escova de dentes, e manter frequentes as visitas ao dentista a cada 6 meses.
Tia jaque!
ResponderExcluirQuer dizer então que o beijo transmite a cárie?
Que decepção!
kkkk!
Lucas Fontenelle