segunda-feira, 13 de junho de 2011

:Queilite do Epicanto(boqueira)



Ardência, dor, secura e desconforto nos cantos da boca principalmente quando se ingere alimentos e bebidas ácidas, são os principais sintomas da inflamação.
Uma inflamação que acomete as pessoas geralmente nos meses de inverno, a queilite angular (popular boqueira) causa a inflamação dos lábios, sendo muito comum a infecção posterior por um fungo (candida albicans) e, às vezes, por bactérias.
O seu surgimento pode estar atrelado a várias causas, como problemas respiratórios, excesso de salivação, geralmente quando a pessoa dorme de boca aberta, o que causa o acúmulo de saliva nos cantos dos lábios, uso de aparelhos ortodônticos ou próteses dentárias mal ajustadas, uso de fio e pasta dental.
Nestes casos, a queilite pode surgir pela presença de clareadores e anti-tártaro no produto, ou até mesmo a mudança de marca poderá desencadear o processo inflamatório.
Para tratar a queilite é indicado o uso de antibiótico local, associado a um antiinflamatório, o que poderá ser benéfico. Entretanto, a auto-medicação pode tornar o problema crônico e de difícil resolução. O uso de corticoide local permite melhora rápida, mas o seu uso contínuo é prejudicial. Às vezes é preciso recorrer ao uso de teste de contato, a fim de identificar o alergeno.



A boqueira também conhecida como Queilite Angular, é uma inflamação da comissura labial geralmente causada por excesso de umidade, é bastante comum em bebês, provocado pelo uso prolongado de bicos e chupetas que favorecem a infecção pelo micróbio.
Sintomas
Rachadura ou ferida nos cantos da boca, com vermelhidão e ardência e  as vezes dependendo da fissura pode sangrar um pouquinho.
Tratamento
O canto da boca da criança deve ser sempre enxugado caso esteja umido e  caso esteja ferido aplicar uma pomada com antibiótico (neomicina, por exemplo) ou um anti-séptico, como a violeta de genciana, mas sempre com orientação médica.
Prevenção
Estimule a criança a deixar a chupeta, principalmente após os dois anos de idade. Se o bico estiver velho e com aparência esbranquiçada troque-o urgentemente











Nenhum comentário:

Postar um comentário