quinta-feira, 28 de abril de 2011

Beijo transmite cárie?

Cárie é uma doença infecto-contagiosa, ou seja, passa de uma pessoa para outra!
A cárie é uma doença transmissível e infecciosa que acontece quando há uma associação entre uma dieta inadequada e a uma higiene bucal deficiente.

O tecido que reveste o dente é chamado de esmalte dentário, formado 98% por minerais, e é considerado dentro da natureza, o segundo mineral mais duro, só perdendo para o diamante.  As bactérias microscópicas conseguem destruir esse esmalte, liberando ácidos que causam uma desmineralização. E com a perda de minerais as cavidades (cáries) começam a aparecer.

A cárie está intimamente ligada à alimentação. Pessoas que tem o hábito de beliscar entre as refeições, estão mais sujeitas a esta doença. Se não houver uma mudança de hábitos alimentares, não adiantará fazer uma correta higiene bucal.

A transmissão da cárie se dá mais em crianças com até 2 anos de idade, pois nesta fase, a criança ainda não tem anticorpos suficientes para combate-la. Normalmente, ela é transmitida pelos pais e babás ao assoprar a papinha, compartilhar os mesmos talheres, beijar na boca e outros hábitos nocivos às crianças.

Para evitar a cárie é simples: basta mudar os hábitos alimentares, fazer uso correto do fio dental e da escova de dentes, e manter frequentes as visitas ao dentista a cada 6 meses.

Um comentário:

  1. Tia jaque!
    Quer dizer então que o beijo transmite a cárie?
    Que decepção!
    kkkk!

    Lucas Fontenelle

    ResponderExcluir