segunda-feira, 18 de abril de 2011

Onicofagia


Roer as unhas é um hábito compulsivo também conhecido como onicofagia que se manifesta quando um indivíduo se encontra em situação de estresse, nervosismo, tédio ou de ansiedade, mordendo as unhas das mãos ou dos pés até que sangrem.
Segundo os dermatologistas e terapeutas corporais, na maioria dos casos o hábito começa na infância. Principalmente em famílias onde os adultos não dão muito espaço para que as crianças manifestem suas próprias opiniões ou digam o que querem. O próprio gesto de levar a mão até a boca lembra uma criança indefesa, acuada.

Por ser um hábito compulsivo de ordem emocional, são indicados alguns tratamentos como:
1- Terapia comportamental que auxilia na reversão do hábito com técnicas para desacostumar o indivíduo a levar a mão ou o pé até a boca,
2- Medicamentos como antidepressivos, antipsicóticos, complexo B,
3-técnicas de relaxamento, exercícios físicos e respiratórios e ainda terapias de aversão ao hábito que utiliza substâncias de gosto ruim sobre as unhas, a substituição das unhas por algum outro objeto ou substância

Roer unhas é uma substituição ao ato da sucção do dedo ou da chupeta.

O controle é fundamental tente identificar os momentos em que você leva as mãos à boca e quando sentir o impulso de roer – tente relaxar. Por exemplo:
 1-Respire lentamente, inspirando o ar em quatro tempos e expirando em cinco.
com esse exercício, você promoverá um aumento de oxigenação e aliviará sua ansiedade. Lembrando que mesmo seguindo as dicas, a visita a um especialista é sempre bem-vinda e dependendo da gravidade do caso, indispensável.

.O hábito pode resultar em deglutição atípica, a instalação de mordida aberta anterior

Nenhum comentário:

Postar um comentário