quinta-feira, 28 de abril de 2011

Fumo causa xerostomia(diminuição da saliva) e mau hálito

 O fumo, ou tabagismo, (cigarro, charuto, cachimbo, maconha), além de péssimos ,  proporciona o agravamento das inflamações gengivais, o surgimento do câncer de boca, manchamento dentário a xerostomia(diminuição da saliva) e o mau hálito.
Como potencializador de xerostomia, o fumo irá causar os sintomas desagradáveis , além de  promover também o crescimento das papilas gustativas, tornando a língua de aparência pilosa, mais favorável ao acúmulo de saburra devido a sua forma.
Como conseqüência ao acúmulo de saburra e o odor fétido de fumo que fica na boca, surgirá assim o mau hálito.
Portanto, se você não deseja ter mau hálito, trate de se livrar do fumo: com certeza será bem melhor pra si mesmo e para os que vivem ao seu redor.

Enxaguante bucal,qual usar?


Cada enxaguente bucal tem
sua funcionabilidade, porém os que contêm álcool não são bons para halitose. O motivo é que o álcool queima a mucosa oral, provocando descamação( restos de células mortas) que se acumula na língua  piorando drasticamente o odor. Não esquecendo que ele altera a microbiota oral, matando as bactérias patogênicas e não patôgenicas.É muito utilizado em pós operátorio cirúrgico, com finalidade de evitar uma infecção. E neste caso, ele atende as necessidades se usado em período adequado
O cloreto benzalcônico possui várias características que fazem dele, o componente mais adequado ao combate da halitose em um enxaguante. Ele promove a diminuição de odores desagradáveis, é mais estável ao armazenamento, não é irritante as mucosas, tem boa penetração sugerindo um bom benefício como bochecho para o mau hálito. Atualmente, é o preferido no caso de tratamento de halitose.
No entanto, todo e qualquer enxaguante só irá ter seu valor se fatores relacionados ao mau hálito estiverem ausentes. Ou seja, quem não escova os dentes corretamente, não usa fio dental, come alimentos carregados, tem baixa salivação e tantos outros fatores que causam halitose, ele será apenas um mascarador de halitose. Ou seja, botar perfume sem tomar banho, não resolve..

Livro:A boca Mágica

É preciso escovar a língua?

É necessário todas as pessoas escovarem a língua como complemento da higienização? A resposta é não!  Olhe para o espelho e coloque a língua para fora. Se a superfície de sua língua for lisa, você não precisa limpa-la, pois dificilmente restos de alimentos ficarão retidos em cima da língua. Isto é devido às propriedades auto-limpantes da língua, que constantemente esfrega sua superfície de encontro com o céu da boca (palato), dentes e bochecha, removendo os resíduos que lá permanecem.
Porém, se sua língua é cheia de rugosidades, pequenas fendas ou sulcos é necessário que você use um limpador de língua ou mesmo a própria escova de dentes, pois há uma facilidade de restos de alimentos se depositarem nas reentrâncias da superfície da língua.
O importante  é você cuidar de sua alimentação, evitando comer fora de hora. Estabelecer horários fixos de alimentação e evitar o nada saudável hábito de “beliscar” você estará contribuindo para uma boca saudável, livre de infecções.

Qual é o melhor creme dental?

Esta é uma freqüente pergunta no consultorio. A minha resposta é: A mais barata! Por quê? Porque o que importa no creme dental é o flúor, e todos os cremes dentais possuem flúor na sua composição, com exceção de alguns indicados para crianças até 4 anos de idade. Hoje em dia, existe uma infinidade de cremes dentais que se propõem a resolver todos os problemas bucais..
A minha orientação clínica é a seguinte:
1) Use um creme dental que você goste do sabor. .
2) Procure mudar de marca de tempos em tempos, porque a novidade vai estimulá-lo a escovar com mais freqüência.
3) Se você escova os dentes com muita força ou tem sensibilidade dentinária, utilize um creme dental infantil, pois ele tem menos abrasivo, diminuindo o desgaste dos dentes.
4) Em caso de sensibilidade dentinária use creme dental para dentes sensíveis. Porém, não deixe de consultar seu dentista para avaliar qual a causa da sensibilidade. Estes cremes dentais causam dependência. Além disso, são caros e de gosto ruim.
5) Creme dental para clareamento não funciona. É jogar dinheiro fora...
6) Creme dental com clorofila só se você quiser que nasça uma árvore em sua boca!

Uma boa higienização deve constar de escova, creme e fio dental adequados.

hahaha

Escovação

Beijo transmite cárie?

Cárie é uma doença infecto-contagiosa, ou seja, passa de uma pessoa para outra!
A cárie é uma doença transmissível e infecciosa que acontece quando há uma associação entre uma dieta inadequada e a uma higiene bucal deficiente.

O tecido que reveste o dente é chamado de esmalte dentário, formado 98% por minerais, e é considerado dentro da natureza, o segundo mineral mais duro, só perdendo para o diamante.  As bactérias microscópicas conseguem destruir esse esmalte, liberando ácidos que causam uma desmineralização. E com a perda de minerais as cavidades (cáries) começam a aparecer.

A cárie está intimamente ligada à alimentação. Pessoas que tem o hábito de beliscar entre as refeições, estão mais sujeitas a esta doença. Se não houver uma mudança de hábitos alimentares, não adiantará fazer uma correta higiene bucal.

A transmissão da cárie se dá mais em crianças com até 2 anos de idade, pois nesta fase, a criança ainda não tem anticorpos suficientes para combate-la. Normalmente, ela é transmitida pelos pais e babás ao assoprar a papinha, compartilhar os mesmos talheres, beijar na boca e outros hábitos nocivos às crianças.

Para evitar a cárie é simples: basta mudar os hábitos alimentares, fazer uso correto do fio dental e da escova de dentes, e manter frequentes as visitas ao dentista a cada 6 meses.

Tatoo: Homenagem ao príncipe William e Kate Middleton

Meu paciente é um artista!


Quem tem medo de Dentista?























Sindrome de Down-Conhecendo e valorizando as diferenças.


 
 



A síndrome de Down, uma combinação específica de características fenotípicas que inclui retardo mental e uma face típica, é causada pela existência de três cromossomos 21 (um a mais do que o normal, trissomia do 21), uma das anormalidades cromossômicas mais comuns em nascidos vivos.
É sabido, há muito tempo, que o risco de ter uma criança com trissomia do 21 aumenta com a idade materna. Por exemplo, o risco de ter um recém-nascido com síndrome de Down, se a mãe tem 30 anos é de 1 em 1.000, se a mãe tiver 40 anos, o risco é de 9 em 1.000. Na população em geral, a freqüência da síndrome de Down é de 1 para cada 650 a 1.000 recém-nascidos vivos e cerca de 85% dos casos ocorre em mães com menos de 35 anos de idade.
 Os portadores possuem algumas características físicas em comum, como rosto arredondado, olhos puxados, orelhas pequenas, mãos menores com dedos mais curtos e uma única prega palmar. Há também alterações sistêmicas como a má formação cardíaca e do intestino, problemas respiratórios, de visão e audição, hipotonia (redução do tônus muscular) e certo retardo mental.
As pessoas com síndrome de Down costumam ser menores e ter um desenvolvimento físico e mental mais lento que as pessoas sem a síndrome. A maior parte dessas pessoas tem retardo mental de leve a moderado; algumas não apresentam retardo e se situam entre as faixas limítrofes e médias baixa, outras ainda podem ter retardo mental severo.
Existe uma grande variação na capacidade mental e no progresso desenvolvimental das crianças com síndrome de Down. O desenvolvimento motor destas crianças também é mais lento. Enquanto as crianças sem síndrome costumam caminhar com 12 a 14 meses de idade, as crianças afetadas geralmente aprendem a andar com 15 a 36 meses. O desenvolvimento da linguagem também é bastante atrasado.
Pais que têm uma criança com síndrome de Down têm um risco aumentado de ter outra criança com a síndrome em gravidezes futuras.
Características bucais do portador da SD:
1. Macroglossia (língua grande) 
2. Língua fissurada • Agenesia (falta de um ou mais dentes) 
3. Defeito no esmalte dos dentes
4. Mordida cruzada posterior
5. Maxila atrésica (pequena)
6. Mandíbula protusa (projetada para frente) 
Devido ao relaxamento da musculatura facial, a mandíbula fica mais frouxa, a boca mais aberta e a língua projetada um pouco para fora.
Os portadores da SD possuem uma baixa incidência de cáries, mas em compensação, uma alta incidência de doença periodontal, isto é, inflamação gengival seguida de perda óssea ou não.
A cárie deixa de ser a principal vilã, pois devido ao atraso no nascimento dos dentes, ao bruxismo (ranger dos dentes) e a composição da saliva (diferente composição da flora bacteriana), esta não se desenvolve com grande freqüência.
Com relação à doença periodontal, este possui uma rápida progressão podendo resultar na perda precoce dos dentes. As causas estão relacionadas com as deficiências imunológicas, dificuldades na cicatrização gengival, maus hábitos alimentares e principalmente com a falta de uma boa higiene bucal, muitas vezes ocasionada por problemas de coordenação motora.
Os indivíduos com SD,apesar de seus limites de aprendizado,são perfeitamente sociáveis e por isso,esforços não devem ser poupados na estimulação precose e constante destes pacientes,buscando sempre a sua integridade,facilitando assim sua inclusão na sociedade.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Pacientes relatam como se sentem após o tratamento.


Os pais  relataram  o quanto a vida do seu filho mudou na escola  após o uso do aparelho ortodôntico. As notas, o convívio com os colegas, enfim uma mudança observada até no núcleo familiar.

   

A paciente nos contou o quanto ficou feliz ao olhar as atuais fotografias ,pois antes do tratamento a mesma não sorria nas fotos por se achar "feia".   
                                                                                                                  

                                                                                                                                     
A pai do paciente relatou a incrível melhora da autoestima do filho e a sua melhora no desempenho escolar.


Os pais observaram que após o tratamento a filha não colocou mais a mão na boca ao sorrir e que hoje ela é uma criança mais feliz e participativa.  






Os responsáveis relataram que os pacientes estão mais seguros em relação as suas fisionomias.
  
Obs: Fotos do início do tratamento. Depois postarei as fotos atuais dos pacientes, e seus lindos sorrisos. :)

terça-feira, 19 de abril de 2011

Maloclusões

 Apinhamento(dentes sem espaço na arcada dentária, fora do alinhamento)













 Mordida Cruzada Anterior

















Protusão da Maxila













 Mordida Cruzada Anterior










 Apinhamento












 Diastema (espaço entre os dentes)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Comparação do bico ortodôntico e bico convencional


 Comparação do bico ortodôntico e o bico convencional.Notar que o bico ortodôntico se assemelha mais ao bico do seio materno,permitindo um melhor contato da língua com o palato durante a deglutição.
Má formação dentária é associada à chupeta
Problemas de má formação dos dentes ainda continuam sendo associados ao uso da chupeta, isso acontece porque, conforme o tempo passa, a pressão da língua nos dentes frontais os acaba afastando, o que gera uma precoce má formação .
É aconselhável que crianças não usem mais chupetas a partir dos 2 anos de idade. Pais e mães do mundo todo sabem que isso não é fácil.
Muitos pais preferem adotar medidas como chamar a "Fada da Chupeta" para que, em uma visita misteriosa, ela leve o objeto embora e deixe um presente como substituto.
 Por regular a respiração e ajudar os bebês a despertarem em caso de falta de oxigênio, peritos afirmam que o uso da chupeta pode reduzir em até 90% o risco de morte súbita de bebês.